9.3.15

bolo sem ovos (e uma lição)


 
 
não ter batedeira e ter 'eventos' que requerem cozinhados faz com que procure receitas que não me façam cair o bracinho de tanto mexer na massa. desta vez foi um almoço na semana passada (andamos a rodar as casas, uma semana em cada uma) e uma das alternativas foi fazer um bolo sem ovos (é por culpa deles que a massa tem que ser bem batida e arejada).
 
cresceu bem, a casa ficou com um cheirinho bom e o aspecto que se vê na foto não desiludiu. no entanto, ao desenformar, ficou quase metade do bolo na forma, enquanto o resto caiu para o prato! foi aqui que o desenrascanço tipicamente português sobressaiu e fiz uma cobertura de chocolate para disfarçar rachas e faltas de massa, e coloquei-o numa caixa onde não tivesse muita possibilidade de se desmanchar mais).
 
 
 
 
a vantagem? pude provar em primeira mão e o sabor estava bem bom, assim como a consistência - fofinho, como gosto. a verdade é que ninguém se queixou, mas não hesitei em avisar que teriam de comer de olhos fechados... talvez o problema fosse da forma (apesar de bem coberta com margarina e farinha), mas acho que a falta de ovos também teve aqui um papel. aviso à tripulação: em forma de bolo inglês, usar sempre papel vegetal e só desenformar completamente frio. seja como for, acho que é uma boa alternativa, quanto mais não seja para um 'bolo de caneca'. fica a receita (e o aviso).
 
 
 
 
bolo sem ovos
 
. 2 medidas farinha
. 1 medida açúcar
. 1 medida óleo vegetal
. 1 medida leite
. 1 colher chá fermento
. raspa de 1 limão
. 1 colher chá baunilha (extrato)
 
numa tigela misturar bem os ingredientes secos. fazer um poço no centro da mistura e adicionar o óleo e o leite. envolver bem todos os ingredientes. adicionar a raspa de limão e a baunilha. continuar a misturar até tudo estar bem incorporado e a massa se mostrar fofa e homogénea. colocar numa forma bem untada com margarida e polvilhada com farinha (ou em papel vegetal) e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos (ir verificando com um palito, já que difere consoante o forno). deixar arrefecer totalmente antes de retirar da forma.
 

0 comments: