4.5.09

the sound of music


gosto de ouvir música. gosto muito mesmo. é uma óptima companhia e gosto de cantarolar (apesar de o fazer discretamente por respeito aos restantes habitantes do mundo). primeiro a melodia fica presa no ouvido e só depois sintonizo a letra. sempre fui assim. e aprendo canções num instante. mas aqui o meu ouvido não é selectivo. posso não gostar da música mas se for 'orelhuda'... é muito provável que não a esqueça por alguns dias. o que se pode tornar muito irritante. há uns anos fui a um casamento e nos dias seguintes só me lembrava de 'eu gosto de mamar nos peitos da cabritinha' (desse grande ícone que é o quim barreiros).

mas fora estes achaques manhosos, gosto de ouvir desde bryan adams a muse, passando por david fonseca, frank sinatra, bso de musicais, nessum dorma cantada pelo pavarotti arrepia-me como poucas outras coisas... sou muito eclética e tudo depende do que apetece ouvir naquele momento. não me interessa muito se está na moda, se todos gostam ou se ninguém liga.

e com isto levanto uma questão que sempre me intrigou. o que é música comercial? ouvimos todos os críticos (e os pseudos também) a falar em música mais comercial, música mais alternativa... pomos estes rótulos por alguma razão em especial?

música comercial será aquela que agrada mais facilmente a um maior número de pessoas? se sim, não é essa a intenção? ou será que quanto menos gente conhecer / apreciar, melhor é a música, por ser mais selectiva com o seu público-alvo?

às vezes parece que intelectualizamos demais uma coisa que devia ser instintiva, o gosto pelo que se ouve, o efeito que o som tem em nós, na mente e no corpo. se um som nos faz sorrir, se nos deixa bem dispostos, se nos dá vontade de mexer o pézinho ou se nos lembra alturas que aquecem o coração, porquê recalcar tudo só porque temos que adicionar mais um item à lista dos guilty pleasures?

são estas dúvidas existênciais que muitas vezes me assaltam o espírito mas que nem sempre concretizo. estão, portanto, abertas as hostilidades de esclarecimento ;)

0 comments: