6.4.10

to cook or not to cook?


ontem vi um episódio e confesso que me chocou. se calhar não ando atenta ao que me rodeia, não sei. uma das raparigas que apareceu, 22 anos, 2 filhos pequenos, dizia que nunca tinha feito comida caseira para os miúdos, os jantares eram sempre fast food, a miúda de 4 anos já sabia distinguir os rótulos e as embalagens como ninguém e, como a própria mãe disse, quando as crianças tinham fome, dava-lhes um pacote de batatas fritas ou um chocolate e elas calavam-se... outra rapariga com a mesma idade, também com crianças e também a viver de subsídios do estado NUNCA tinha mexido no fogão, não sabia como se ligava - e sim, ambas tinham os equipamentos em casa. diziam que as mães também não cozinhavam e então nunca lhes tinham ensinado. não estou a julgar, porque não imagino sequer como deve ser complicado gerir dinheiro, miúdos, horas, contas. não tenho ideia, sequer. mas ver as crianças a comer panquecas acabadas de fazer ou almondegas e esparguete saídos directamente do tacho deve motivar qualquer um. uma das miúdas até dizia 'oh lovely' enquanto comia o esparguete com as mãos.
raramente cozinho em casa, basicamente porque não preciso. sempre tive a minha mãe ou a minha avó que preparavam tudo para chegar a casa e ter a comidinha feita. privilegiada?! claro que sim! tenho a perfeita noção disso. mas também sei que me consigo desenrascar razoavelmente bem na cozinha. não sei grandes truques (e até gosto mais das regras apertadas das receitas dos bolos) mas nnguém passa fome.
sim é um programa de televisão. sim, só vemos o que lhes dá jeito. há exploração da imagem daquelas pessoas? provavelmente. mas também acho que nos pode fazer olhar para o nosso frigorífico de outra forma.

1 comments:

Isilda said...

Pôxa,não me admira nada que eles sejam obesos!
O meu primo mais novo também está habituado a comer comida rápida e com 10 anos pesa muito mais que eu e é gordo,mas desde que vive na casa da minha madrinha vai habituando a comer comida caseira...a mãe dele não o fazia porque não queria sujar a casa!
É uma grande covardia mesmo.